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Economia de até 50% em combustível depende somente do motorista.

Economia de até 50% em combustível depende somente do motorista.

Com o preço que está o combustível, o peso desse item fundamental para o transporte, está a cada dia aumentando sua participação nos custos de empresas e de profissionais em geral que dependem da direção para ganhar a vida. Muitos desses ainda não estão conscientes para essa realidade, mas fato é que testes mostram que o uso de boas técnicas de direção pode sozinha, representar economia de até 50% de combustível. Essas técnicas somadas a boas condições de manutenção do veículo, podem chegar a uma economia de até 57% no consumo de combustível de um veículo.

Num exemplo de dois comportamentos de direção opostos, sendo um errado e um correto, um teste mostrou os seguintes resultados: Veículo 1 com direção errada e consumo de 10,1L/km. Esse mesmo veículo, no mesmo trajeto, sendo conduzido com técnicas corretas de direção, teve seu consumo reduzido para 15,5L/Km. Já o veículo 2 com direção errada apresentou um consumo de 8,2L/Km e com aplicação de técnicas de direção correta teve um consumo de 12,9L/Km. Os veículos testados estavam em condições ideais de manutenção e o teste buscou comprovar o efeito do estilo de direção no resultado final do consumo de combustível e desempenho do veículo. Importante salientar que para alcançar esse consumo os veículos não perderam em nada o seu desempenho, ou seja, fizeram o trajeto no mesmo tempo, tanto no uso de direção errada como no uso de técnicas corretas de direção.

O consumo de combustível é sempre dependente de 2 itens que o influenciam diretamente, o estilo de direção e as condições de manutenção do veículo. O que os testes mostram é que o peso do estilo de direção é muito grande no resultado. Exatamente o item mais barato, que não depende de muito investimento, sendo mais dependente de conscientização, aprendizagem e aplicação de poucas técnicas, representam um peso muito grande no resultado do consumo de qualquer tipo de veículo.

Em que o consumo do combustível depende do motorista? Depende do seu comportamento ao volante e do uso de técnicas de direção econômica. Existem dezenas de técnicas de direção que dão resultado para o baixo consumo. Vamos elencar algumas usadas em treinamentos e palestras relacionadas ao tema.

1.       Antes de ligar o motor mentalize o seu trajeto de deslocamento. Se não fizer isso você corre o risco de transformar seu trajeto mais longo, entrando em ruas que não deveria, passando por locais onde não precisa. Mentalizar o seu trajeto faz com que você planeje sua trajetória visualizando o melhor roteiro, sem focar somente na chegada.

2.       Tenha consciência que o motor frio consome mais, portanto alivie o pé no acelerador até que o motor alcance a temperatura ideal de trabalho. Alguns motoristas adoram acelerar com motor frio. Saiba que isso eleva muito o consumo de combustível.

3.       Pé leve no acelerador. Tenha consciência que essa é uma das partes do veículo muito sensível. Alguns motoristas tratam o acelerador como inimigo. O acelerador deve ser pressionado somente o suficiente para colocar a rotação do motor no giro necessário para o desempenho do veículo.  Pé no acelerador e olho no contagiros é uma dupla infalível para a economia. Mantenha a rotação na faixa econômica. Se você passa dessa faixa, o consumo sobe muito sem nenhuma necessidade;

4.       Mantenha o giro do motor. Não faça acelerações e desacelerações bruscas sem necessidade. Não deixe o giro cair, use a marcha correta para isso. Se o giro cai, será necessário afundar o pé o acelerador. Lembre-se que cada pisada funda é dinheiro que está saindo pelo escapamento;

5.       Se o veículo tem transmissão automática faça pressão progressiva no acelerador, ou seja, vá pressionando lentamente. Não adiante aceleração brusca, pois a velocidade e força serão progressivas, já que a marca será trocada automaticamente. Ao contrário do veículo com transmissão mecânica, o automático não permite que se pule marchas.

6.       Ao parar num cruzamento ou num farol, com veículo com transmissão automática, coloque a macha no neutro para esperar a vez de cruzar.  Esse tipo de transmissão aumenta a rotação do motor com a marca engatada. Colocando em marcha neutro você baixa a rotação e aumenta a economia;

7.       Não estique ou alongue as marchas na partida. Essa pisada fundo no acelerador, esticando a marcha no seu limite, é a grande responsável por consumo alto;

8.       Use a marcha correta. Um dos maiores vilões do alto consumo é o uso de marcha errada. Está sobrando força, suba a marcha, está faltando reduza. Sempre dentro da faixa de rotação correta. Esse erro no uso das marchas é um dos mais comuns encontrados em testes de direção econômica;

9.       Acelerar fundo e frear bruscamente eleva muito o consumo. Mantenha velocidade regular. Cada acelerada desnecessária terá como consequência uma freada desnecessária. Utilize a velocidade necessária para manter-se no fluxo do transito.

10.   Mantenha distância do veículo da frente, assim você não precisará frear a todo momento. Lembre-se que a cada freada para reduzir a velocidade terá como consequência a necessidade de pisar no acelerador para retomar a velocidade. É melhor dosar aliviando o pé no acelerador e diminuindo a necessidade de freadas bruscas e constantes.

11.   Ao constatar a necessidade de parar, tire o pé do acelerador e deixe o veículo usar a inércia de sua aceleração. Se vai ter que parar, por que continuar acelerando?

12.   Ao ver um farol fechado reduza a velocidade, retirando o pé do acelerador, tente chegar no farol sem precisar frear. Assim você vai evitar precisar pisar fundo no acelerador e reduzir marchas.

13.   Alguns motoristas tem a idéia de que existem marchas mais econômicas ou mais gastonas. Na verdade isso não existe. Todas podem ser econômicas ou gastonas. Se você manter a rotação do motor no modo correto todas as marchas serão econômicas, pois o que determina isso é em que rotação o motor está trabalhando. Fique ligado, rotação constante e correta é o que importa;

14.   Nunca use ponto morto em descidas. Os veículos modernos cortam a injeção de combustível automaticamente, assim que se retira o pé do acelerador.

15.   Lembre-se de que o acelerador é um amigo da economia se você tratá-lo com carinho. Se maltratá-lo ele vai se vingar e gastar até 50% a mais da sua verba para o combustível.

Para alcançar um consumo de combustível baixo também é necessário que o veículo tenha manutenção preventiva regular. Alguns dos itens de uma boa manutenção não custam nada, como é o caso da pressão correta nos pneus. Até o momento isso é de graça no Brasil. Mesmo assim muitos motoristas não cuidam desse item. Pressão errada nos pneus aumenta o atrito com o solo e o consumo. Outros custam dinheiro, mas na conta final do que podem representar no aumento do consumo,  ainda se tornam baratos. Quanto custa um bom filtro de combustível? Um filtro de ar? Se não tem dado importância para esses itens saiba que está perdendo muito dinheiro, pois esses itens não estiverem funcionando corretamente o motor vai gastar mais e se desgastar. Pode até consumir óleo da caixa, pois o motor pode ficar sufocado, sem a quantidade necessária de oxigênio, puxando mais combustível, e até outros líquidos.

Além dessa parte da injeção de combustível, existem outros itens que interferem no consumo como o alinhamento, óleo do motor vencido, arrefecimento funcionando corretamente, escapamento bom, peso morto no veículo, etc. Se você costuma carregar coisas no veículo que raramente usa, é melhor retirá-los. Saiba que tudo que agrega peso, aumenta o consumo. Pode ser pouco, mas se não é necessário, não há porque gastar mais. 

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