Caminhões

Actros com potência de até 1.250 cavalos acelera no autódromo de Campo Grande.

Actros com potência de até 1.250 cavalos acelera no autódromo de Campo Grande.

2ª etapa da Copa Truck será realizada no próximo domingo na capital do Mato Grosso do Sul.


Os caminhões Mercedes-Benz Actros 2646 voltam às pistas da Copa Truck para a segunda etapa da temporada 2019, que será realizada no próximo domingo, 14 de abril, no Autódromo Internacional de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A equipe AM Motorsport contará com os pilotos André Marques, Wellington Cirino e Débora Rodrigues para as duas provas de 25 minutos cada, conforme o regulamento da competição.

“O Actros é um grande competidor na corrida de caminhões por ter força e alta performance nas pistas. E aqui no Centro-Oeste, ele faz ainda mais sucesso junto ao público, porque está em casa em Campo Grande, afinal é o caminhão mais vendido pela marca na região”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Graças ao Actros, conquistamos o 1º lugar nas vendas de caminhões na maior região produtora de grãos do País no primeiro trimestre de 2019”.

Segundo o executivo, a Copa Truck reúne a paixão do público por caminhões com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas nas pistas. “Nesse ambiente esportivo, o Actros assegura aos pilotos força, alta performance, robustez, resistência e confiabilidade, atributos amplamente reconhecidos pelas estradas no transporte de cargas. Este campeonato é uma vitrine especial, que atrai um grande público, reforçando a imagem da Mercedes-Benz como marca top of mind em caminhões no País”.

Actros chega a potência de 1.250 cavalos nos autódromos

Os caminhões de corrida passam por uma preparação muito específica para as disputas na pista, com modificações no trem de força, chassi e cabina. Nos veículos da AM Motorsport, por exemplo, o motor eletrônico 

Mercedes-Benz alcança a elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm, quase três vezes mais em relação aos 460 cv a 1.900 rpm de fábrica. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm da aplicação no transporte. O Actros alcança velocidade máxima de até 240 km/h na Copa Truck, conforme o circuito.

Os caminhões de competição também passam por diversas alterações na suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando o aproveitamento da força do motor. Isso assegura mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem importante, especialmente nas curvas.

Entre as mudanças destacam-se ainda a menor distância entre o solo e o chassi, rebaixamento do parachoque, suspensão especial e redução da distância entre eixos. A estrutura do para-choque e a carenagem lateral são projetadas para melhorar a aerodinâmica, bem como a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores. Já a segurança é garantida pelos freios a disco nas quatro rodas, com sistema especial de resfriamento a água e ar.

A cabina do caminhão também é totalmente reconfigurada. Ela é menor e recebe banco tipo concha, para competições, e santantônio, barras de proteção que contribuem para a segurança do piloto. Outra mudança na cabina é o painel de instrumentos, que ganha uma configuração específica para provas, com destaque para conta-giros e níveis de água e óleo.

Transmissões ao vivo pela TV e Internet

A Copa Truck é transmitida pelo canal SporTV, com link também pelo site www.copatruck.com.br. Os treinos livres são realizados na sexta-feira, com treinos de classificação no sábado e a prova no domingo, em duas etapas: a primeira às 12h05 e a segunda às 12h46.

A AM Motorsport tem três caminhões Actros 2646 para a temporada deste ano, com os pilotos André Marques (número 77 e caminhão nas cores preto e dourado), Wellington Cirino (número 6, totalmente dourado) e Débora Rodrigues (número 7 e Actros nas cores rosa e branco).

A Mercedes-Benz fornece as peças de reposição para os modelos Actros utilizados nas corridas, especialmente dos motores, que são retrabalhados a cada etapa.

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