Caminhões

Caminhões Actros elétricos iniciam testes em clientes na Suíça.

Caminhões Actros elétricos iniciam testes em clientes na Suíça.

eActros de 18 toneladas opera em serviços de logística da Camion Transport na região de St. Gallen.


Dois caminhões eActros totalmente elétricos começaram a operar na Suíça. Um modelo de 2 eixos e 18 toneladas de PBT (peso bruto total) atua em serviços de logística da Camion Transport na região de St. Gallen. Já a rede de supermercados Migros utiliza uma versão de 3 eixos e 25 toneladas de PBT para o transporte entres suas unidades na área de Zurique.

A entrega oficial dos veículos às empresas ocorreu em 19 de junho, na Mercedes-Benz Trucks de Schlieren, próxima à cidade de Zurique. Os veículos são parte da "Frota de Inovação" do eActros que visa testar os caminhões elétricos pesados junto aos clientes. Cada um dos caminhões em teste na Suíça precisa cobrir cerca de 150 km por dia, o que é plenamente atendido pela autonomia do eActros, de até 200 km. As baterias são recarregadas nos depósitos dos clientes durante a noite.

“Na Alemanha, o eActros livre de emissões vem passando por testes práticos em vários clientes”, diz Jürg Lüthi, CEO da Mercedes-Benz Trucks Suíça. “Com a participação da Camion Transport e da Migros, estamos felizes em receber os primeiros clientes da Suíça provenientes de diferentes setores, o que enriquece ainda mais os nossos testes”.

Camion: transporte livre de emissões no centro da cidade

Na Camion Transport, o eActros da Mercedes-Benz faz parte do projeto de sustentabilidade “centro da cidade livre de emissões”. O caminhão elétrico transporta cargas em geral do Centro de Distribuição da Camion em Schwarzenbach até a região de St. Gallen, o que inclui entregas em pontos da área central desta cidade. A carga é transportada em uma carroçaria intercambiável com plataforma de elevação.

“O tópico da gestão sustentável está profundamente enraizado em nosso grupo empresarial”, diz Josef Jäger, diretor da Camion Transport. “Com os testes do eActros da Mercedes-Benz e a experiência resultante, estamos dando um passo à frente rumo à nossa meta de trazer suprimentos aos centros urbanos de maneira livre de emissões a partir de 2025”.

Migros: entregas ecologicamente corretas nos supermercados

A Migros utiliza o eActros para abastecer unidades de seus supermercados no centro de Zurique e arredores, a partir de seu Centro de Distribuição de Zurique-Herdern. As rotas apresentam vários desafios topográficos ao veículo, especialmente terrenos montanhosos. Para atender à demanda da Migros, o eActros recebeu uma carroçaria baú com opção de refrigeração, podendo transportar pallets.

“Com o eActros da Mercedes-Benz, faremos o abastecimento das unidades de nosso supermercado de Zurique de maneira livre de emissões – um marco de progresso alinhado com o espírito de nossa filosofia corporativa, que se caracteriza pelo senso de responsabilidade social, ecológica e econômica”, ressalta Marco Grob, chefe de Logística de Transporte da Migros em Zurique.

eActros oferece autonomia de até 200 km

A base desse caminhão pesado elétrico Mercedes-Benz é fornecida pela estrutura do Actros. Porém, a arquitetura do veículo foi configurada para o sistema de propulsão elétrica, com uma alta proporção de componentes específicos. Dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro proporcionam a força de tração. Esses propulsores geram 126 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.

As baterias de íons de lítio com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária para uma autonomia de até 200 km. Dependendo da carga disponível, as baterias podem ser recarregadas totalmente em duas horas a 150 kW.

Sobre a "Frota de Inovação" do eActros

Como parte dos testes práticos da "Frota de Inovação", caminhões pesados eActros de 18 e 25 toneladas são colocados em operação por clientes de vários setores, trabalhando em suas operações regulares diárias. Os testes dessa frota são compostos de duas fases, cada uma com dez clientes. O feedback é utilizado no desenvolvimento do eActros visando a produção em série. A meta é possibilitar a distribuição limpa e silenciosa nas áreas urbanas com caminhões pesados a partir de 2021.

O desenvolvimento e os testes dos caminhões elétricos pesados para distribuição fazem parte do projeto "Concept ELV²", que recebe fundos do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha (BMUB) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).

Daimler lidera o desenvolvimento de veículos comerciais elétricos

O Grupo Daimler é líder no desenvolvimento de veículos comerciais elétricos. O eCanter, da marca asiática FUSO, foi o primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série. Na Daimler Trucks, destacam-se ainda o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas). A eles, juntam-se os testes em clientes com o eActros.

Na Daimler Buses, o exemplo marcante são os ônibus elétricos eCitaro que operam no centro histórico da cidade de Heidelberg e no distrito Franklin de Mannheim, na Alemanha. Na Mercedes-Benz Vans, a eSprinter está pronta para o lançamento no mercado, previsto para o segundo semestre de 2019.

Esses desenvolvimentos da Daimler garantem que todos os aspectos do transporte sejam atendidos por modelos elétricos. Juntamente com a capacidade de carga, os principais objetivos são a sustentabilidade e a redução de ruídos. É exatamente nessas situações, com frequentes paradas, frenagens e acelerações, que as vantagens da tecnologia de propulsão elétrica são importantes.  Os habitantes das cidades ganham ar mais puro e menos ruído. E como vantagem adicional, os veículos elétricos em grande parte, não são afetados por restrições de acesso a áreas urbanas.

Comentários