Caminhões

Rio recebe primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo orgânico.

Rio recebe primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo orgânico.

Veículo fabricado pela BYD será responsável pelo transporte de resíduos do Cadeg. Clean Ambiental escolheu o mercado municipal para começar coleta sustentável na cidade.


O Rio de Janeiro recebe seu primeiro caminhão 100% elétrico que será responsável pela coleta, compactação e transporte de resíduos do Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg). A entrega do veículo, fabricado pela BYD, foi realizada nesta quinta-feira, dia 23 de maio, para a empresa Clean Ambiental. A Clean Ambiental pretende, no longo prazo, substituir toda sua frota por veículos elétricos.

O modelo adquirido pela Clean Ambiental foi o BYD eT8A, que é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos. O veículo 100% elétrico não emite CO2 na atmosfera e ainda é bem mais silencioso que um caminhão movido a diesel. A manutenção simples e o desempenho do motor também são pontos fortes, se comparados aos veículos tradicionais. O caminhão tem peso bruto total (PBT) de 21 toneladas na versão 4x2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil.

O caminhão sustentável fará diariamente o transporte dos resíduos orgânicos do Cadeg para a usina do Caju, num percurso de 3 quilômetros, com emissão zero de gases de carbono. A estimativa é que um só caminhão deixe de emitir 14 toneladas de CO2/mês/veículo. Para efeitos de comparação, a combustão de 1 litro de diesel produz aproximadamente 4 quilos de CO2, e o consumo de um caminhão é de aproximadamente 10 l/h, sendo que veículos do tipo trabalham aproximadamente 360 h/mês. Sob todos os aspectos, o início da operação do veículo elétrico sinaliza para um futuro com menos emissão de CO2, maior responsável pelo efeito estufa.

“Ficamos durante um período fazendo a operação com um caminhão-teste. Estamos muito satisfeitos. Apesar de o veículo possuir um preço acima da média do mercado, o caminhão se torna econômico quando utilizado em larga escala. Por isso está nos nossos planos adquirir, no médio prazo, ainda este ano, 10 veículos da BYD e, no longo prazo, substituir toda a nossa frota, que hoje é de 60 caminhões”, revelou Eduardo Días Almeida, presidente da Clean Ambiental.

 “O uso consciente dos recursos naturais é uma bandeira permanente do Cadeg, que hoje já conta com o maior telhado de energia solar do estado. Ter o primeiro caminhão movido à eletricidade é parte desse movimento que queremos dar visibilidade, uma operação cada vez mais limpa, renovável e consciente para a sociedade. Além de não emitir CO2 na atmosfera, esse veículo elétrico será carregado por meio da energia de nossas placas fotovoltaicas, com capacidade de gerar cerca de 1,8 MW, energia suficiente para abastecer cerca de mil residências. Esse é o primeiro passo de muitos que ainda virão visando à diminuição dos impactos do aquecimento global”, explica Marcelo Penna, diretor-presidente do Cadeg.


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