MERCADO IMPLEMENTOS

Primeiro semestre aponta para recuperação do mercado de implementos rodoviários.

Primeiro semestre aponta para recuperação do mercado de implementos rodoviários.

Volume de emplacamentos de janeiro a junho de 2018 foi 52,72% superior ao registrado no mesmo período do ano passado totalizando 38.648 unidades entregues ao mercado.


O resultado de emplacamentos de implementos rodoviários no primeiro semestre de 2018 aponta para a recuperação do setor esperada para esse ano. De janeiro a junho foram entregues ao mercado 38.648 unidades ante 25.307 produtos vendidos ao mercado interno no mesmo período de 2017. “O desempenho positivo anima o setor como um todo porque reflete o início da recuperação da economia”, diz Norberto Fabris, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, e completa: “mas não podemos perder de vista o fato que a indústria passou por perdas bastante elevadas nos últimos anos”.

No primeiro semestre de 2018, o segmento Pesado (Reboques e Semirreboques) registrou desempenho 79,74% acima do mesmo período de 2017. Em seis meses foram emplacadas 19.415 unidades ante 10.802 no primeiro semestre do ano passado.

No segmento Leve (Carroceria sobre Chassis) a indústria também registra variação positiva. No primeiro semestre de 2018 foram entregues ao mercado 19.233 produtos contra 14.505 em igual período de 2017 o que representa aumento de 32,6%. O único segmento que ainda apresenta queda é o de Betoneira com retração de 20%. “Esse mercado mesmo com poucas unidades comercializadas sinaliza que o segmento de construção civil ainda não está no mesmo ritmo dos demais”, avalia o presidente da ANFIR.

Crise e oportunidades. A crise econômica, segundo a ANFIR, causou perdas ao setor que correspondem a cerca de dois terços do mercado doméstico, tomando por base o volume de emplacamentos de 2013. Na ocasião a indústria vendeu 177.876 unidades. Assim, a perda chegou a aproximadamente 119 mil unidades.

Para o presidente da ANFIR o ambiente atual de recuperação favorece a adoção de novas estratégias por parte das empresas incluindo também a busca pelo mercado externo. “As missões ao Panamá e México, realizadas esse ano, corroboram a visão que a indústria deve ampliar sua atuação no exterior”, afirma.

O Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários (MoveBrazil) é uma iniciativa conjunta da ANFIR com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em três anos de atuação 50 empresas associadas se inscreveram e o balanço acumulado aponta para mais de  US$ 40 milhões em negócios. 

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