infraero e logistique.

Infraero vai na Logistique 2018 e mostra seu novo posicionamento de mercado.

Infraero vai na Logistique 2018 e mostra seu novo posicionamento de mercado.

Responsável pelas operações da maior fatia dos terminais aeroportuários brasileiros, a Infraero participa da Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal ao lado das operadoras PAC Log e Floripa Airport.


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil seu novo posicionamento de mercado durante a Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal, de 23 a 25 de outubro, em Joinville, Santa Catarina. São produtos e serviços – como a venda de sistemas informatizados para os concessionários e serviços administrativos de importação e exportação – agregados ao portfólio da estatal e que possibilitam aos clientes da empresa ter acesso a experiência de 42 anos da Infraero no planejamento, execução e controle da atividade de logística aeroportuária no Brasil.

“A participação na Feira é uma oportunidade para fortalecer a marca institucional da Infraero e também de estarmos próximos dos nossos clientes, criando vínculos mais estreitos e gerando possibilidades de novos negócios com a captação de outros parceiros. Isto se deve ao público visitante altamente qualificado, proveniente das grandes indústrias da região, incluindo multinacionais de setores variados como fabricantes de autopeças, motores e veículos, indústria da construção civil, linha branca, elétrico, têxtil, naval e farmacêutico”, informa o Superintendente de Desenvolvimento de Negócios em Soluções Logísticas da, Edson Antunes Nogueira. A Logistique é considerada a segunda maior feira de logística, navegação e comércio exterior do Brasil e deve reunir nestes três dias os maiores players da logística do Sul do País.

A escolha de Joinville para sediar o evento é avaliada como positiva por Nogueira, por tratar-se da cidade com maior destaque econômico no Estado e com elevado nível de industrialização. “A região setentrional catarinense é a mais desenvolvida e próspera e está próxima das capitais Curitiba (134 km) e Florianópolis (177 km).” Opinião compartilhada pelo Diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, que vê a cidade como importante polo logístico brasileiro, devido a sua localização privilegiada, ao lado dos principais portos, aeroportos e rodovias do Sul do Brasil.

Em 2017, a Infraero era gestora de 23 Terminais de Cargas (Teca). Em Santa Catarina, a empresa administrava os aeroportos de Joinville e Navegantes, que no ano passado movimentaram 144,8 toneladas de cargas (1,37% da rede Teca) e 443,4 toneladas (4,20%), respectivamente. No entanto, o Teca de Navegantes foi concedido à empresa PAC Log no primeiro semestre deste ano pelo prazo 25 anos, o que somará perto de R$ 297 milhões pagos à Infraero pela operação do terminal até o fim do contrato, além da previsão de investimentos de R$ 22,9 milhões para ampliação da infraestrutura para operações com cargas.

O Teca de Joinville foi a mais recente concessão no Estado, à empresa Ponta Negra Soluções Logísticas e Transportes Ltda., que prevê investimentos de R$ 22 milhões na atual infraestrutura e à implantação de complexo logístico. Este deve ser composto de um terminal para logística, armazenagem e movimentação de cargas internacionais. O montante a ser pago pela concessionário no período da concessão deve chegar a R$ 156,6 milhões.

“Nossas expetativas são as melhores, pois estão previstos investimentos superiores a R$ 40 milhões nos dois aeroportos, com a construção de dois novos terminais de logística de carga, aumentando sobremaneira a capacidade de processamento de cargas e do portfólio de serviços. Isso certamente trará maior competitividade para a Região”, acrescenta Nogueira.

O aeroporto de Joinville ainda respondeu por 0,44% dos embarques de passageiros domésticos no Brasil no ano passado (476,954 mil passageiros) e, Navegantes, por 1,46% (1,59 milhão de passageiros). A expectativa para este ano é de um crescimento superior a 10% nos embarques e desembarques.

O aeroporto de Florianópolis, administrado pela Infraero até o ano passado, cuja movimentação ficou em 81,1 toneladas (0,77% da rede Teca) e 3,84 milhão de passageiros (participação de 3,54% da rede Infraero), foi concedido para a iniciativa privada em janeiro deste ano e passou à gestão do grupo suíço Zurich Airports, controlador da concessionária Floripa Airport. Em contrapartida os suíços terão que investir R$ 988 milhões em obras de infraestrutura no aeroporto até 2047 – sendo que dois terços desse montante devem ser investidos nos primeiros anos – mais R$ 241 milhões pela concessão, no prazo de 30 anos.

Comentários