Entrevista

Andreas Renschler, CEO do Grupo TRATON, responde porque da nova marca.

Andreas Renschler, CEO do Grupo TRATON, responde porque da nova marca.

Nova marca e novos planos para colocar o grupo em outro patamar.


Sr. Renschler, o que havia de errado com o nome Volkswagen Truck & Bus? O senhor não gostava dele? 

(Risos) Não havia nada de errado com o nome. Mas ele já não era mais o nome certo para o Grupo. 

Então, quais foram os motivos? O que os levou a renomear a empresa? 

Bem, os motivos foram vários. Em primeiro lugar: chegou a hora de um novo tipo de empresa na indústria do transporte. Nosso objetivo é nada menos do que transformar a forma como conduzimos os nossos negócios – e isso trará benefícios aos nossos clientes. Nós vamos adotar um novo modelo baseado no espírito de parceria e transparência. Esta é a chave para ações rápidas em nosso meio, que também muda rapidamente. 

Já iniciamos essa abordagem fortalecendo e intensificando as nossas parcerias globais. Por exemplo, com a Navistar na América do Norte, a Hino e a Sinotruk na Ásia, e a Volkswagen Commercial Vehicles, que agora faz parte do grupo de volume da Volkswagen. Assim sendo, precisamos de um nome exclusivo para que possamos nos comportar de forma autoconfiante e independente na fase global. 

O novo nome “TRATON” é o próximo marco em nosso caminho para aumentar a independência – e um importante passo em direção à transformação da estrutura societária. Definitivamente, a TRATON promoverá nossa visibilidade como um Grupo líder em soluções de transporte inovadoras. Ela aumentará a nossa atratividade para novos talentos e mercados de capitais. E, obviamente, também facilitará a distinção entre nós e a Volkswagen AG. 

O efeito interno também é muito importante: o nome fortalecerá a identidade conjunta do Grupo, bem como as nossas especificidades! A TRATON reflete o DNA de uma empresa que foi criada para e nascida em uma nova era dos transportes. 

Supomos que mais opções foram consideradas. Por que vocês escolheram o nome TRATON?

Na verdade, nós discutimos muitas opções! Nossa equipe de criação explorou centenas de nomes. Da mitologia ocidental a nomes compostos, acrônimos e folclore escandinavo. Acredite, não deixamos nenhuma opção a ser explorada durante a nossa busca para encontrar o melhor nome para nossa nova empresa. E também devemos considerar que o nome precisava estar disponível. Com "TRATON”, nós encontramos um nome que refletia os termos que são importantes para nós e que definem a nossa identidade. 

E quais são estes termos refletidos pelo nome TRATON?

Você consegue, literalmente, encontrá-los no nome. As primeiras três letras dão dicas sobre o segmento de transportes no qual operamos. Elas invocam nossa visão de transformar e reinventar não apenas a nós mesmos, mas também todo o sistema de transportes. E, claro, elas também mostram nosso respeito à tradição de mais de um século de nossas marcas. Uma tradição de criar soluções inovadoras para o movimento das pessoas e dos produtos. 

As últimas três letras explicam a grande responsabilidade que temos de movimentar uma tonelagem massiva em todo o mundo. Definitivamente, o “on” no final demonstra nossa atitude de estarmos sempre “on”. O tempo todo, em todo o mundo, nós permitimos que nossos clientes e parceiros estejam sempre ligados em nossos produtos inovadores. Para resumir: o nome que nós criamos é poderoso e único. E a TRATON nos guiará em direção a um futuro fascinante. (Sorrindo) Eu sugiro fortemente que todos assistam ao filme da marca TRATON em nosso site! 

Com essas mensagens poderosas: um dia veremos um caminhão da TRATON nas estradas? 

Definitivamente não! Nossas marcas vão manter suas próprias identidades, das quais nos orgulhamos muito! Isso é muito importante para nós. Para nossos clientes, a mudança de nome não acarretará outras mudanças. Nossas marcas continuarão oferecendo soluções fortes para atender à demanda de seus clientes. Mais à frente, nós teremos um posicionamento ainda mais claro com este novo e forte guarda-chuva que abrigará nossas marcas no mercado: MAN, SCANIA, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e RIO.

Então, se a identidade das marcas é tão importante, qual será a função da TRATON?

Você precisa pensar em um panorama mais amplo. A função do Grupo é fazer exatamente isso. O transporte chegou a uma nova era. Tudo está fluindo graças ao crescimento constante do transporte de bens de consumo, da digitalização e da conectividade. E por outro lado, vemos normas de emissões e todos os outros tipos de leis se tornando cada vez mais rigorosos. Nós fomos criados para e nascemos em uma nova era: combinando a agilidade e o espírito de uma start-up com a vasta experiência de nossas grandes e tradicionais marcas. Com esta junção única, estamos perfeitamente posicionados para oferecer as melhores soluções – e assim, reinventar o transporte para as gerações futuras. Esta é a função da TRATON!

Seu principal objetivo é criar uma Campeã Global da indústria. É mais fácil atingir esse objetivo como TRATON do que como Volkswagen Truck & Bus?

A TRATON ajusta o foco na nossa estratégia Global Champion (Campeã Global, em Português). Ela nos tornará melhores para que possamos melhorar o transportes. Nosso objetivo é claro: queremos nos tornar Campeões Globais na indústria do transporte. Não se esqueça: o nosso Grupo foi formado para atingir este objetivo. E estamos progredindo bem! 

Desde a nossa fundação, nós crescemos juntos mais rápido do que o esperado. Agora, estamos indo a toda velocidade em direção à transformação da estrutura societária. A nova identidade aumentará ainda mais a nossa independência, nos dará mais visibilidade e permitirá a flexibilidade necessária para financiar nosso crescimento no futuro. Nosso Grupo contém um potencial gigantesco que nós desenvolveremos completamente – este é só o começo!    

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