Ônibus

Mercedes-Benz destaca soluções de mobilidade e sustentabilidade no Seminário NTU.

Mercedes-Benz destaca soluções de mobilidade e sustentabilidade no Seminário NTU.

Biodiesel HVO é alternativa eficiente e econômica para as frotas das empresas de ônibus.


Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, a Mercedes-Benz mobiliza diversos players do segmento de ônibus, como empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros, para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental e econômica para hoje e para o futuro. Entre suas ações e iniciativas se destacam a assessoria especializada em BRT (Bus Rapid Transit), o desenvolvimento de veículos para combustíveis alternativos e a introdução de tecnologias que reduzem o consumo de combustível e as emissões.

Esse compromisso da Empresa ganha destaque no 33º Seminário Nacional NTU, evento organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) que será realizado em Brasília, nos dias 20 e 21 de agosto. No estande da marca estará em evidência o superarticulado O 500 UDA, ônibus urbano para 180 passageiros, equipado com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM).

“Inovação e Reivenção: o Futuro do Transporte Público na Perspectiva da Sociedade” é o tema do Seminário NTU 2019 e a Mercedes-Benz mostra como contribui de várias maneiras para atender às demandas do setor.

“O desenvolvimento das grandes cidades e a necessidade cada vez maior de uma mobilidade urbana rápida e eficiente impulsionam a implantação de um sistema de transporte público que atenda a crescente demanda da população”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse sentido, o BRT (Bus Rapid Transit) se mostra como uma solução bastante interessante, assim como corredores e faixas exclusivas”.

Segundo o executivo, o BRT é um sistema de transporte por ônibus que oferece serviços de qualidade a um baixo custo, além do curto prazo de implantação quando comparado com outros modais de transporte. “Por isso, muitas cidades estão escolhendo o BRT como solução ideal para o transporte em massa, atendendo às necessidades diárias das pessoas para o deslocamento nos centros urbanos”, diz ele.

Mercedes-Benz oferece assessoria especializada em BRT

Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias.

A Empresa tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje nos principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países estão entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.

Ampla experiência com combustíveis alternativos e veículos Trólebus 

Durante o Seminário NTU, a Mercedes-Benz enfatizará também sua ampla experiência com o desenvolvimento de motores e ônibus para combustíveis alternativos.

“Sabemos que o diesel, por sua tradição histórica e as grandes reservas existentes, é o combustível mais usado no Brasil e no mundo. Mas temos que investir em outras alternativas e o biocombustível de 2ª geração é um caminho a ser percorrido e bastante interessante”, ressalta Walter Barbosa. “Mas para que isso aconteça é necessário torná-lo economicamente viável no País”.

O Brasil é rico na oferta de produtos de origem vegetal e gordura animal, criando possibilidades para a produção de biocombustíveis como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrotratado). Se investir e mantiver a continuidade no desenvolvimento de alternativas como essa, o País terá mais opções de combustíveis no futuro para o transporte coletivo de massa. Além disso, é primordial que o Brasil invista em infraestrutura de produção para assegurar a utilização de biocombustíveis em larga escala.  

Em relação à alternativa dos veículos elétricos, a Mercedes-Benz do Brasil já participa de algumas iniciativas no País. Ela tem parceria com a Eletra e vários ônibus da marca, cerca de 70 trólebus em São Paulo, já rodam com a tecnologia elétrica. Mas a utilização dessa alternativa ao diesel também terá que passar por infraestrutura adequada, ser economicamente viável para não onerar a população que utiliza transporte público e ter uma política de planejamento no País, a fim de garantir essa opção muito importante no futuro do nosso transporte coletivo.  

O Grupo Daimler detém várias tecnologias como alternativas à utilização do diesel. Por exemplo, Biodiesel HVO, Híbrido, células de combustível em modo experimental e elétricos, já em operação regular. Com infraestrutura adequada e custos operacionais compatíveis para o transporte público brasileiro, essas soluções podem ser trazidas para operação no Brasil, por meio da marca Mercedes-Benz.

Tecnologias RKM e EIS são ideais para grandes cidades

Os recursos dos ônibus Mercedes-Benz voltados à redução de consumo e emissões ganham importância em metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades do Brasil e América Latina. Entre as avançadas tecnologias incluem-se o RKM (sistema de recuperação de energia elétrica) e o EIS (desligamento automático do motor).

O gerenciamento inteligente do RKM, cuja principal vocação são os ônibus urbanos, aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus. Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da Mercedes-Benz foram registradas economias médias de cerca de 2%. Além disso, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).

O EIS (Engine Idle Shutdown) é um inovador sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. 

Seminário Nacional NTU 2019

Os caminhos para a inovação e o futuro do transporte público são os temas centrais da 33ª edição do Seminário Nacional NTU, que irá debater propostas para a superação de desafios estruturais e a adoção de soluções que elevem a operação das redes de transporte a um novo patamar de excelência e eficiência.

Na visão dos organizadores do evento, a inovação pode ser o mapa para se chegar a uma nova concepção de transporte público coletivo, mais integrado em si mesmo e com outros modais de deslocamento, capaz de prestar serviços mais eficientes e de melhor custo-benefício, focando na recuperação da demanda perdida e no atendimento das necessidades e expectativas dos usuários.

Comentários