Vendas de janeiro a outubro garante a liderança de mercado em fretamento com 56% de participação.
Mercedes-Benz é a marca que mais vendeu ônibus para fretamento no Brasil em 2018. Considerando o volume acumulado de janeiro a outubro, foram emplacadas 632 unidades para este segmento do transporte de passageiros, o que dá à marca 56% de participação de mercado.
“Esse volume é cerca de 200% superior às 212 unidades emplacadas no mesmo período de 2017”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso demonstra que as empresas estão renovando e ampliando suas frotas a fim de atender novas demandas de fretamento contínuo, como o de transporte de funcionários, e de fretamento eventual, caso de excursões, transfers e viagens de grupos fechados”.
Confirmando essa tendência, a Mercedes-Benz realizou a venda de 25 micro-ônibus LO 916, além de 2 vans Sprinter 415 CDI, para a Turis Silva Transportes, tradicional empresa de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que há 29 anos atua com fretamento contínuo e eventual.
Os 25 micro-ônibus já estão em operação no transporte de funcionários de empresas do Polo Petroquímico do Sul, na cidade de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Esses micro-ônibus oferecem um elevado nível de conforto, bem-estar e segurança aos funcionários que transportamos diariamente em três turnos”, ressalta Jaime Silva, proprietário da Turis Silva Transportes. “Destaco especialmente os bancos de padrão rodoviário, o ar condicionado, e os sistemas de telemetria, rastreamento e câmeras”.
Atualmente, 250 veículos compõem a frota da Turis Silva Transportes, a grande maioria da marca Mercedes-Benz. São 105 micros LO 916 e LO 915. Dos demais 118 ônibus, a maior parte é formada por veículos com motor frontal dos modelos OF 1721 e OF 1724. Além disso, o cliente conta com 27 vans de passageiros, todas elas da Linha Sprinter. A essa frota somam-se ainda outros 60 ônibus da Fátima Transporte e Turismo, de Taquari, que pertence ao mesmo grupo e atua no serviço metropolitano e urbano.
“Minha ligação com a Mercedes-Benz vem de muito antes, desde 1974, quando eu trabalhava com transporte de cargas”, diz Jaime Silva. “Conheço bem a marca e confio na robustez, resistência e durabilidade dos seus chassis. Aliás, estou experimentando agora o modelo O 500 R de ônibus rodoviário com motor traseiro, visando melhorar ainda mais o padrão de conforto que oferecemos no fretamento contínuo, que responde por 90% da nossa atividade, como também no fretamento eventual”.
Líder nas vendas de ônibus no Brasil
Em 2018, a Mercedes-Benz vem mantendo ampla liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado de janeiro a outubro, a Empresa alcançou aproximadamente 55% de participação no segmento acima de 8 toneladas de PBT, o que significa cerca de 35 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado no ranking de vendas.
“Entre janeiro e outubro, foram emplacados 6.342 ônibus da nossa marca no País, volume 32% superior ao obtido no mesmo período de 2017, quando registramos 4.820 unidades”, diz Walter Barbosa. “As renovações e ampliações de frota das empresas de transporte de passageiros estão puxando a demanda, tanto no segmento urbano como no rodoviário”.
O executivo destaca o excelente desempenho de vendas da marca nos dois segmentos de mercado. “Entre os urbanos, foram emplacadas 3.986 unidades entre janeiro e outubro, o que nos dá mais excepcionais 81% de participação”, informa Walter Barbosa. “Nos rodoviários, são cerca de 58% de participação, com 1.645 unidades emplacadas este ano”.
Comentários