ônibus automático.

Ônibus Mercedes com motor dianteiro e transmissão Allison será apresentado na Lat.Bus & Transpublico.

Ônibus Mercedes com motor dianteiro e transmissão Allison será apresentado na Lat.Bus & Transpublico.

A transmissão Allison T 3270 xFE totalmente automática oferece uma nova solução para o transporte urbano de passageiros.


O novo ônibus Mercedes-Benz OF 1721 L, equipado com uma transmissão totalmente automática Allison, será exibido na Lat.Bus & Transpublico 2018, Feira de Transporte da América Latina, de 31 de julho a 2 de agosto no Transamérica Expo Center.

A parceria entre a Allison Transmission e a Mercedes-Benz criou uma nova categoria para os ônibus voltados para o transporte público no Brasil. O chassi estará em exibição no estande da Allison.

 “A transmissão automática traz ótimas vantagens para as empresas de transporte, otimização da manutenção e maior durabilidade do trem de força” afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já o motorista ganha mais conforto para dirigir, além de aumentar sua atenção no trafego, e os passageiros, mais bem-estar a bordo, devido à troca de marchas mais suaves”.

Projetado para receber carrocerias de até 13,2 metros, o chassi Mercedes-Benz vem equipado com um motor dianteiro OM 924 LA, com 208 cv de potência e torque máximo de 79,5 kgf.m, suspensão pneumática, e recebeu uma transmissão automática Allison T 3270 xFE, de seis marchas.

Além da sua utilização para o transporte urbano de passageiros, a configuração de motor dianteiro, suspensão pneumática e transmissão automática, o OF 1721 L tem amplas possibilidades de aplicação. Podem ser usados como alimentadores dos sistemas Bus Rapid Transit (BRT), para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, para fretamentos turísticos eventuais, e para o transporte rodoviário de curtas distâncias.

“A disponibilização do câmbio automático Allison para o chassi OF 1721 L permite que a Mercedes-Benz dê mais opções para que os clientes configurem seus ônibus de acordo com suas demandas e as características da operação”, comenta Barbosa.

 xFE oferece economia extra

A transmissão T 3270 vem equipada com a tecnologia Allison xFE, que oferece um nível ‘extra’ de economia de combustível em até 7%. Os modelos xFE foram projetados para proporcionar uma operação de bloqueio do conversor de torque significativamente mais longa, de modo a propiciar menor rotação do motor nas marchas altas para melhorar excepcionalmente o consumo de combustível. Os modelos xFE também são compatíveis com motores movidos com combustíveis alternativos, além de incorporar os recursos proporcionados pelo sistema FuelSense® 2.0 com sistema DynActive™ Shifting, que proporciona uma combinação infinitamente variável de pontos de trocas de marchas. O FuelSense 2.0 usa um algoritmo de aprendizado em tempo real que determina o equilíbrio ideal entre economia de combustível e desempenho.

As vendas dos Mercedes-Benz Brasil OF 1721 com as transmissões totalmente automáticas Allison estão programadas para ter início em 2019, mas existe a previsão da produção uma pré-série ainda para este ano.


Comentários