Ônibus

Volkswagen Caminhões e Ônibus inaugura segunda linha de montagem no México para ônibus MAN.

Volkswagen Caminhões e Ônibus inaugura segunda linha de montagem no México para ônibus MAN.

Nova linha de montagem vai produzir chassi para ônibus de 15 metros.


Na esteira das comemorações de seus primeiros 15 anos no México, a montadora acaba de inaugurar sua segunda linha de produção no país para os chassis MAN RR3 19.360/19.480 e RR5 26.480, voltados ao mercado de ônibus rodoviários e de fretamento.

Com um investimento de € 1,5 milhão e como parte de sua estratégia de crescimento, a nova linha vai ocupar numa área de 900 metros quadrados , dentro dos 18.720 metros quadrados que a fábrica de Querétaro tem, para montar plataforma de ônibus MAN. Esta estrutura traz tecnologia de ponta, gerando 42 empregos diretos para operá-la.

A linha 2 de Querétaro conta com seis estações de trabalho, com capacidade de montar um chassi por dia, com 12 colaboradores, entre eles uma mulher como operadora, dois profissionais de logística e um inspetor de qualidade.

Os chassis MAN RR3 19.360/19.480 e RR5 26.480 que serão produzidos vêm com motor MAN D2066 EEV, com seis cilindros, que variam entre 400 e 480 cavalos de potência, dotados de tecnologia Euro 5 e caixa de transmissão TipMatic de 12 velocidades.

Em cada um dos postos de trabalho da linha, a operação é minuciosa, cumprindo o protocolo de produção do veículo e as normas de qualidade do grupo em nível mundial. Quando a unidade completa todas as etapas, é feita uma inspeção final validando todo o processo registrado.

Após a montagem do chassi, a unidade passa por um processo de encarroçamento que tem como resultado final um ônibus de 15 metros de comprimento. Ao fim desse trabalho, são instalados os sistemas de segurança e assistência da mais nova geração (ACC, LGS, EBA), que são testados para avaliar seu pleno funcionamento.

Os encarroçadores homologados pela MAN para estas plataformas são a Marcopolo, a Ayats e a Irizar, em suas versões de piso simples ou duplo, desde 13 até 15 metros de comprimento.

“Nosso chassi MAN RR5 26.480 nasce otimizado para a fabricação de ônibus de dois andares, o que representa uma vantagem em termos de segurança, conforto e desempenho, tornando-se o chassi preferido dos transportadores mexicanos, como o Grupo IAMSA, sendo o ônibus de piso duplo mais vendido no país”, aponta Leandro Radomile, diretor geral da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país.

O pós-vendas também é um diferencial. “Contamos com um armazém central de peças de onde distribuímos a todo o país, através de nossa rede de concessionárias, para prestar o suporte necessário. Contamos com técnicos regionais com unidades móveis, cobertura de nossa rede de concessionários e em breve seis deles qualificados como MAN Bus Center para dar a atenção certificada e prestar a manutenção solicitada”, comenta Miguel Vallejo, diretor comercial.

Como opção se oferece um esquema flexível de contratos de manutenção em que a montadora se ajusta às necessidades dos clientes, prestando um serviço integral que pode ir desde a prevenção até um serviço de ponta a ponta, incluindo reparos corretivos e relatórios de telemetria para medir a performance do veículo e a administrar a frota, programando e prevenindo ações de manutenção.

Os ônibus MAN contam com garantia de dois anos para o trem de força e um ano para todos os componentes do chassis, sem limite de quilometragem.


Comentários