Roda flexível.

Iochpe-Maxion apresenta roda de liga leve flexível .

Iochpe-Maxion apresenta roda de liga leve flexível .

Resultado de parceria com a Michelin, a nova tecnologia batizada de Michelin Acorus, promete mais conforto, segurança e economia.


A nova tecnologia patenteada, desenvolvida pela Michelin e pela Maxion Wheels para o mercado de pneus de carros de passageiros, incorpora flanges flexíveis de borracha montados no corpo especial da roda para criar um pneu flexível que melhora o conforto e absorve impactos dos buracos e do meio-fio. A nova roda é compatível com todos os pneus do mercado e apresenta aro de liga leve - mais estreito que o normal, dois flanges de borracha e um inserto opcional para proteger a roda de liga leve.

O diretor de operações da Michelin, Florent Menegaux, ao tratar dessa inovação, disse: “As rodas dos carros vêm aumentando de tamanho, pois contribuem para que os carros pareçam mais luxuosos e as grandes ligas brilhantes são partes integrantes de todos os designs de carros modernos. No entanto, os pneus com um perfil mais baixo com paredes laterais curtas são muito mais suscetíveis a danos nas estradas deterioradas de hoje em dia, cheias de buracos.”

Pieter Klinkers, diretor executivo da Maxion Wheels, declarou: “Isso significa uma virada na indústria de rodas; uma roda padrão que passar por um buraco pode danificar o pneu e, potencialmente, quebrar a roda, colocando o motorista e os passageiros em risco. Quando uma roda Maxion Flexible passa por um buraco, o flange com a tecnologia MICHELIN ACORUS flexiona e protege o pneu e a roda.”

Em testes com o pneu 285/30R21 passando por cima de um buraco*, a versão com aro padrão furou o pneu a 28 km/h enquanto que a Flexible Wheel com a tecnologia MICHELIN ACORUS não teve pneus furados ou danos em nenhuma velocidade.

Além da redução dos danos, da segurança e da mobilidade aprimoradas, a Maxion Flexible Wheel com tecnologia MICHELIN ACORUS tem outros benefícios para o motorista. Ela ajuda a superar outras deficiências associadas com pneus com baixo perfil e paredes laterais curtas - o conforto e o nível de ruído são aprimorados devido ao flange flexível de borracha que se localiza na roda e no pneu. Há também um benefício ambiental em utilizar a tecnologia MICHELIN ACORUS; a Flexible Wheel foi concebida para ser usada com qualquer marca de pneu, inclusive pneus de baixa resistência de rolamento – que representa uma emissão mais baixa de CO2 e um consumo de combustível mais eficiente. A solução inovadora também indica menos rodas e pneus danificados sendo jogados fora por danos causados pelos buracos.

A tecnologia MICHELIN ACORUS é um produto do grupo de pesquisa da Michelin. O Programa Incubadora reduziu o tempo de colocação no mercado, mostrando e testando a tecnologia para os clientes. Depois de projetar e desenvolver essa tecnologia exclusiva e patenteada, a Michelin começou a trabalhar em parceria com a Maxion Wheels, líder na indústria de rodas, para trazer a Flexible Wheel para o mercado.

O nome ACORUS foi inspirado em Acorus Calamus, uma planta do pântano que parece junco e aparece na famosa fábula francesa ‘o carvalho e os juncos’ com a moral que diz: “um junco dobra mas não quebra”. A Flexible Wheel não apenas protege contra os buracos e as estradas ruins, mas também marca o fim do comprometimento da robustez e aparência luxuosa do design de carros de passageiros.

A Maxion Flexible Wheel com tecnologia MICHELIN ACORUS, lançada na IAA de Frankfurt, vai inicialmente ser vendida nos tamanhos 19” e acima para os principais fabricantes de equipamentos originais pela parceria entre a MICHELIN e a Maxion Wheels.

Fonte: Businesswire

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