Implementos Rodoviários

Empresas Randon lançam exclusivo semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica.

Empresas Randon lançam exclusivo semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica.

Conforme o tipo de carga e a condição da estrada, a inovação resulta em economia de combustível que pode chegar a 25%.


Em linha com as tendências mundiais, as Empresas Randon lançam, em São Paulo, exclusivo semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica, a solução Hybrid R. A novidade resulta do sistema chamado e-Sys, desenvolvido em sinergia com Suspensys e Centro Tecnológico Randon (CTR). A graneleira Randon, campeã de vendas da empresa, foi o implemento escolhido para apresentar a inovação durante a Fenatran 2019, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo. Contudo, atende a todas as famílias de produtos do portfólio da Randon Implementos. “A trajetória de 70 anos das Empresas Randon é marcada pelo pioneirismo, o que nos permitiu apresentar sempre as melhores e mais disruptivas soluções para nossos clientes. Com uma postura protagonista frente às inovações de mercado, chegamos a esta edição da Fenatran com mais de 20 novos produtos e melhorias para os mercados que atendemos”, diz Daniel Randon, CEO das Empresas Randon. Ele lembra que, em seu conjunto, todos os lançamentos guardam sintonia com um futuro de soluções mais leves, versáteis e inteligentes, alinhadas com o perfil inovador da Companhia.

O conceito utiliza o sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem da composição cavalo-mecânico/carreta, ou durante descidas, capacitando a carreta a ajudar o caminhão a transpor aclives de forma mais eficaz e segura. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada, a economia de combustível pode chegar até a 25%, propiciando, também, menor desgaste dos componentes e menor emissão de resíduos no meio ambiente.

“Estamos apresentando uma solução totalmente disruptiva, que inverte a lógica vigente, porque a carreta passa a ajudar o caminhão com ganhos operacionais efetivos ao cliente e à natureza”, observa Daniel Randon, lembrando que o resultado foi possível graças à sinergia e ao compartilhamento de conhecimentos das empresas integrantes. Daniel Randon resgata, na história recente, a inovação apresentada pela empresa envolvendo uso de materiais alternativos desde 2005 nas carrocerias com o painel Ecoplate. O composite de PVC, que eliminou o uso da madeira e resolveu o problema de vedação das caixas de carga e perda de grãos, agora avança para uma nova geração, sempre comprometida com o equilíbrio ambiental.

Pioneira na América Latina, a tecnologia de armazenamento e regeneração elétrica foi inspirada na Fórmula-1, que utiliza o Sistema KERS (Kinetic Energy Recovery Systems). Nas Empresas Randon, foi concebida e desenvolvida pela diretoria de Tecnologia e Inovação do Produto da Divisão Autopeças, em conjunto com o Centro Tecnológico Randon (CTR) e com uma das unidades do grupo, a Suspensys. Esta será responsável pela industrialização e comercialização do sistema e-Sys. Foram dois anos de desenvolvimento junto às respectivas áreas de engenharia, laboratórios e campo de provas. Quando entrar em escala comercial, o sistema ficará disponível também ao mercado nacional e internacional de equipamentos para o transporte de cargas.

Como funciona - O sistema e-Sys, que equipa o semirreboque da Randon Implementos, opera a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico da WEG (acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim). Este conjunto, gerenciado por um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, permite ao implemento aliviar o esforço sobre cavalo-mecânico em certas situações, como nas subidas, o que resulta em economia de combustível. Nas frenagens e desacelerações, o motor passa a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico da própria carreta. Com isso, o conjunto caminhão/carreta ganha eficiência e maior agilidade, com menor desgaste do conjunto de freio e com menor consumo de combustível. “O principal objetivo é promover a otimização energética da combinação de veículo de carga, tendo como potencializadores os fatores Brasil, como a dimensão continental, o relevo irregular e as legislações de cargas e acoplamentos”, destaca Daniel Randon.                                         

Comentários